Teatralidade e verbo-visualidade: produção de experiência estética a partir da própria experiência estética

Participante: Jean Carlos GONÇALVES, UFPR

RESUMO

O estudo investiga a produção de sentidos sobre a prática teatral na perspectiva da dimensão verbo-visual, a partir de protocolos de aula recorrentes das disciplinas Jogo Teatral e Improvisação e Laboratório de Improvisação, no âmbito Graduação em Produção Cênica, da Universidade Federal do Paraná. As contribuições do pensamento bakhtiniano sugerem que a compreensão de enunciado deve ser transportada para além da textualidade escrita, abrangendo outros campos da comunicação. A dimensão verbo-visual abarca texto e imagem em um enunciado concreto, no qual verbo e visualidade são indissolúveis, e é sob esta ótica que os protocolos de aula foram desenvolvidos pelos discentes e analisados nesta pesquisa. Por meio da construção e análise do corpus, fez-se necessário refletir sobre as relações entre teatro e verbo-visualidade, o que possibilitou o surgimento do que nomeou-se, nesta pesquisa, protocolo teatral verbo-visual. Ao longo da pesquisa, a construção de uma fundamentação teórico-metodológica para o uso dos protocolos teatrais verbo-visuais em contextos de ensino de teatro, ancorada na análise dialógica do discurso, tornou-se central. A contribuição da pesquisa está no fato de ultrapassar os limites dos registros escritos sobre os processos teatrais, ao considerar como protocolos teatrais verbo-visuais, enunciados concretos em que as dimensões verbal (escrita e oralidade) e visual (estática e dinâmica) produzam, juntas, sentidos para a prática teatral. Nesse sentido, os estudos de Brait apresentam-se como importante base teórica, pois vem discutindo a produção de sentidos em perspectiva verbo-visual nas mais diversas esferas de atividade. No caso desta comunicação de pesquisa, a verbo-visualidade dialoga com a experiência estética em uma perspectiva na qual a fundamentação teórico-metodológica para os protocolos teatrais verbo-visuais se constitua, necessariamente, como produto da relação entre os estudos teatrais e os estudos de linguagem. Produto este, que se configura como resultado estético de uma experiência teatral vivida que, por sua vez, é estética por natureza.

PALAVRAS-CHAVE: Teatralidade; Experiência estética.