A concepção de leitura do professor na perspectiva dialógica de ensino

Participante: Maria de Fátima ALMEIDA, UFPB

RESUMO

A concepção de linguagem e de leitura do professor é imprescindível para a sua atuação no ensino em qualquer nível. O processo de formação continuada para o professor tornou-se um elemento essencial para o ensino aprendizagem na atualidade. O sistema educacional, hoje, exige profissionais competentes e atualizados para atuarem em todos os campos e redes de ensino. Uma formação especializada propiciará ao docente não só o bom uso dos recursos didáticos, mas também a utilização adequada da língua/linguagem na sala de aula. O principal objetivo é analisar a concepção dialógica de leitura dos docentes que atuam em escolas públicas no ensino fundamental em João Pessoa. Para alcançar os objetivos foi sugerido o estudo de diversos gêneros discursivos, especialmente, um poema foi selecionado para esse fim. Esse gênero não só aguça o interesse dos alunos para a leitura, mas também motiva a prática leitora na escola. A parte teórica está constituída pela abordagem dialógica da linguagem, pautada em Bakhtin (1981 e 1997), Brait 2013 e Almeida (2012) no que diz respeito ao processo de ler na escola. A metodologia adotada visa descrever e interpretar o gênero selecionado do material pesquisado que soma um composto de vários módulos com oficinas de leitura na perspectiva dialógica. Além disso, atende a questões inerentes ao gênero lido e amplia as orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que estruturam o trabalho escolar em suas variadas modalidades. Essa é uma contribuição dos estudos dialógicos para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação de docentes que participam do ensino da leitura e da produção textual na sala de aula. Como resultado, apontamos a necessidade urgente de atualização dos professores em todos os níveis e reforçamos que a escola carece de bons profissionais. Na conclusão afirmamos que a concepção de leitura do educador é importante e necessária para o ensino de língua portuguesa e para a prática de leitura daqueles que pretendem formar bons leitores e sujeitos competentes para lerem o mundo das diversas mídias e tecnologias do século vinte e um. Convém reforçar que ver o mundo com outros olhos é mesmo fundamental. Interagir, agir e repensar o modo de ler e escrever na escola é o melhor caminho de para o educador dos tempos atuais.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Ensino de leitura.