A proposta pedagógica de Bakhtin em diálogo com a teoria da linguagem do Círculo

Participante: Miriam Baub PUZZO, UNITAU

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é observar os conceitos que sustentam a proposta de ensino de gramática expressa no texto Questões de estilística no ensino da língua (2013), em relação com os conceitos discutidos pelo Círculo. Toma-se como ponto de referência as reflexões de Volochínov em Marxismo e filosofia da linguagem ([1929]2006), contrapondo-se à visão saussuriana de língua em sua descrição estática. Nessa obra, Volochínov demonstra que o real da comunicação humana encontra-se na expressão plena da interação entre o eu e o outro socialmente constituídos, portanto numa perspectiva dialógica, em oposição ao objetivismo abstrato. Na mesma proposta, o autor discute o conceito de estilo deslocando-o da perspectiva da estilística convencional idealista dos vosslerianos, entre eles Leo Spitzer, Lorck e Lerch, apontando a grande contribuição desse grupo linguístico/filosófico, mas também suas limitações ao que tange ao estilo individual. Outro aspecto discutido por Volochínov é a linguagem resultante da interação verbal, como um conceito fundamental para a compreensão da língua em sua realidade concreta na comunicação humana. Embora a proposta de Bakhtin não apresente nenhum conceito teórico, seus comentários e propostas de aplicação no ensino da sintaxe para alunos da escola fundamental russa, está alicerçada numa teoria consistente a respeito da linguagem e dos recursos que a língua oferece ao enunciador, tais como os conceitos de enunciado concreto, relações dialógicas, gêneros discursivos. Também serve de apoio a teoria dos gêneros discutida por Medviédev em O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Portanto estabelecer essa rede de relações entre a teoria discutida pelo Círculo e a prática pode auxiliar na compreensão dos procedimentos possíveis de ensino de gramática em sala de aula, fornecendo maior autonomia ao educador, para evitar uma aplicação mecânica dos exemplos sugeridos por Bakhtin, sem a teoria de base que a sustenta.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Gramática; Proposta bakhtiniana.