|
||
Título: Ontologia dialógica e escuta alteritária: para uma proposta pedagógica bakhtiniana
Participante: Adail Ubirajara SOBRAL, PPGL-UCPEL RESUMO A filosofia ética de Bakhtin constitui uma ontologia dialógica que, não vendo sujeitos em geral, considera a situacionalidade dos sujeitos particulares, no âmbito da sociedade e da história, sujeitos interagentes definidos em seus atos por sua assinatura autoral, na vida, na arte, no discurso. Essa ontologia ética é um tópico essencial a ser abordado por constituir o fundamento das maneiras como o agir enunciativo dos sujeitos pode ser entendido no âmbito do dialogismo. Pretende-se aqui explorar as bases filosóficas da arquitetônica bakhtiniana referente ao princípio dialógico, às concepções de identidade e intersubjetividade, à avaliação social, à responsabilidade ética e ao relacionamento entre os sujeitos na sociedade e na história do ponto de vista de uma proposta pedagógica bakhtiniana que confere ao professor o estatuto de mediador especializado do processo de aprendizagem, que, em interação com o processo de ensino, tem como centro o sujeito-aluno em sua relação, social, histórica e individual com o professor e os outros sujeitos-alunos. Dessa perspectiva, o professor se torna supérfluo como transmissor de dados (o que é um papel puramente mecânico), mas fica livre para ser criativo e para poder dizer, quando for o caso, \"não sei\", ou melhor, reconhecer que não sabe tudo. Trata-se do que se poderia chamar de escuta alteritária, definida como uma escuta que vê o outro como real coparticipante de uma interação, com empatia e respeitando sua maneira específica de ser, que é sempre um desafio para quem escuta. Essa atitude permite que nossa igualdade e nossa diferença deem um novo sentido ao nosso encontro como professores e alunos. Em última análise, trata-se de defender a ideia de que ensinar não é transmitir, mas ajudar a ver o que parece invisível à primeira vista, guiar na construção, acompanhar num processo complexo de autoformação, de autoevolução, na qualidade de aluno eterno e de parceiro mais experiente que promove a descoberta e construção pelos alunos de conceitos, de saberes, de subjetividades relacionais. PALAVRAS-CHAVE: Escuta alteritária; Ontologia; Agir enunciativo. |
|