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Pôsteres
Adriana Oliveira – UNICAMP Ensino de língua espanhola das escolas preparatórias das Forças Armadas Brasileiras RESUMO: Este trabalho é destinado à abordagem do ensino de língua espanhola nas Forças Armadas. Descreve-se a estrutura dos cursos e os materiais didáticos adotados pelas escolas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, examinados à luz de critérios multidimensional-discursivos. Denísia Moraes dos Santos - PUC/SP/SEESP A figura de Cristo em A ressurreição de Lázaro, de Rembrandt, sob a ótica de Bakhtin e Simmel RESUMO: Este trabalho analisa a figura de Cristo na tela A ressurreição de Lázaro (1630/31), de Rembrandt, sob a perspectiva de Georg Simmel e Mikhail Bakhtin. pretende-se identificar possíveis relações entre o pensamento desses intelectuais quanto à abordagem de autor e personagem no quadro do século XVII A ressurreição de Lázaro. Edilson Pimenta Ferreira - UFU Aprendizagem de língua inglesa – relações dialógico-polifônicas e interdiscursivas RESUMO: A partir dos conceitos de polifonia, dialogismo, interdiscurso e memória discursiva, a pesquisa investiga como o interdiscurso poder ser apreendido a partir das condições e dos elementos históricos e exteriores que se inscrevem na (des)continuidade interpelativa desses sujeitos-aprendizes em contexto de aula de Inglês Instrumental. Flávia Sílvia Machado Ferraz - USP/FAPESP Relações dialógicas inter e hipertextuais em reportagens de divulgação científica RESUMO:Este trabalho investiga as relações dialógicas intertextuais e hipertextuais instauradas em reportagens de divulgação científica, impressas e digitais, presentes no jornal A Folha de S. Paulo e em sua versão eletrônica, a publicação Folha online. Guilherme Figueira Borges - UFU A tragédia em Zaratustra como celebração do outro RESUMO:Neste trabalho, tomamos como ponto balizador os estudos de Nietzsche (2005, 2008), acerca da tragédia, e dos estudos de Bakhtin, concernentes à polifonia e ao dialogismo, procurando mostrar como Assim Falava Zaratustra (2008) configura-se uma apologia à Tragédia grega e, por conseguinte, uma celebração do outro. Ismael Ferreira Rosa - UFU Processos de subjetivação e construções de sentidos no intrincamento dialógico-polifônico da estética lygiana RESUMO: Buscamos lançar um olhar-leitor na enunciação estético-literária de Lygia Fagundes Telles. Alvitramos um cotejo discursivo entres os romances Ciranda de Pedra (1954), Verão no Aquário (1963) e As Horas Nuas (1989), tendo por base a teoria do discurso de Michel Pêcheux e os pressupostos dialógico-polifônicos de Mikhail Bakhtin. Nathália Rodrighero Salinas Polachini – USP Atividades didáticas para o Ensino Fundamental: Lendas RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever as abordagens teóricas sobre língua e discurso transpostas didaticamente. Utilizando como fundamentação teórica os pressupostos da Teoria dialógica do discurso, foram analisadas as unidades didáticas que abordam o gênero lenda. Nathália Gontijo da Costa -UFU Representações sobre aprendizagem de língua inglesa: vozes constituintes e constitutivas RESUMO: Neste trabalho, resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica que busca investigar como alguns alunos de uma ONG representam a sua aprendizagem de língua inglesa em contexto de aula de Inglês Instrumental. Regina Braz da Silva Santos (PUC-SP/CAPES)- PUC/SP/CAPES Ensino de produção escrita de textos argumentativos em livros didáticos de Português para o ensino médio RESUMO: Neste trabalho, pretendemos discutir a concepção de gênero em atividades de produção escrita de textos argumentativos, em coleção didática do Ensino Médio, de modo que possamos refletir sobre o seu aproveitamento no âmbito pedagógico. Sandra Mara Moraes Lima – PUC/SP A figura materna em Grande Sertão: Veredas RESUMO: O trabalho se propõe a analisar a figura materna em Grande sertão: veredas, situando a voz da mãe no discurso de Riobaldo. Com esse propósito serão utilizados os fundamentos teóricos de Bakhtin e o Círculo no que diz respeito à teoria da enunciação, ao sujeito, discurso e polifonia. Silvia Fernanda Corrêa – USP A questão da autoria no gênero material didático digital RESUMO: Neste trabalho, o material didático digital será discutido sob as concepções de gênero do discurso e autoria propostas pelo Círculo de Bakhtin. Em que medida os materiais didáticos digitais diferem dos materiais didáticos tradicionais? Simone Ribeiro de Ávila Veloso – USP A polêmica como expressão da bivocalidade discursiva: a presença de vozes dissonantes na divulgação do saber científico em entrevistas do Roda Viva RESUMO: O objetivo é analisar o revestimento axiológico da palavra do Outro, quando inserida na palavra do Eu, em um corpus formado por entrevistas realizadas com cientistas e divulgadas pelo programa Roda Viva, no período compreendido entre 1986 e abril de 2009. RESUMO: Sônia de Fátima Elias Mariano Carvalho - UFU Estilo e estética no espaço pictórico RESUMO: A principal idéia a ser delineada neste pôster insere-se na reflexão sobre a obra pictórica “O Semeador” de Vincent Van Gogh. o escopo teórico advém da Análise do Discurso Francesa, especialmente Michel Pêcheux, em diálogo com Mikhail Bakhtin. |
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