Maria de Fátima Almeida / UFPB

A reportagem em livros didáticos de português do Ensino Médio: um estudo dialógico de gênero do discurso

Resumo
Partindo do pressuposto de que o livro didático é o suporte pedagógico mais utilizado pelos professores em sala de aula e tendo a Análise Dialógica do Discurso (ADD) como norte teórico, principalmente no tocante à concepção de gêneros discursivos analisados a partir de três dimensões – tema, composição e estilo –, objetivamos neste trabalho, de modo geral, verificar como se dá a abordagem discursivo-dialógica do gênero jornalístico informativo reportagem em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. De modo específico, destacamos: realizar uma análise sobre as estratégias didáticas utilizadas pelos autores de livros para desenvolverem, didaticamente, a abordagem do gênero, enfatizando, com isso, as relações dialógicas estabelecidas nelas – nas estratégias – e refletir, a partir da ADD, como o livro didático pode contribuir com a formação de alunos e professores cada vez mais reflexiva. Do ponto de vista teórico, tivemos contribuições de estudiosos como Bakhtin/Volochínov (2009), Bakhtin (2010), Voloshinov (1930), Oliveira (2010), Patriota (2011), Antunes (2003), Almeida (2013), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos dois livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio em uso, no ano letivo de 2016, em escolas públicas e privadas localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados apontam que a abordagem do gênero está direcionada a uma perspectiva dialógica, uma vez que os textos utilizados pelos autores convocam sentidos historicamente situados e que vão ao encontro da natureza composicional e temática do gênero reportagem. De modo particular em relação ao estilo, verificamos que, a ser apresentado nos livros, a abordagem da reportagem sofre adaptações direcionadas às necessidades de didatização do gênero – característica comum de manuais escolares como assim se configura o livro didático.

Palavras-chave: análise dialógica do discurso; gêneros discursivos; livro didático; Ensino Médio; reportagem