A reportagem
em livros didáticos de português do Ensino Médio: um estudo dialógico de gênero
do discurso
Resumo
Partindo do pressuposto de que o livro didático é o suporte pedagógico mais
utilizado pelos professores em sala de aula e tendo a Análise Dialógica do Discurso
(ADD) como norte teórico, principalmente no tocante à concepção de gêneros
discursivos analisados a partir de três dimensões – tema, composição e estilo
–, objetivamos neste trabalho, de modo geral, verificar como se dá a abordagem discursivo-dialógica do gênero
jornalístico informativo reportagem em livros didáticos de Língua Portuguesa do
Ensino Médio. De modo específico, destacamos: realizar uma análise sobre as estratégias didáticas utilizadas
pelos autores de livros para desenvolverem, didaticamente, a abordagem do
gênero, enfatizando, com isso, as relações dialógicas estabelecidas nelas – nas
estratégias – e refletir, a partir da
ADD, como o livro didático pode contribuir com a formação de alunos e
professores cada vez mais reflexiva. Do ponto de vista teórico, tivemos
contribuições de estudiosos como Bakhtin/Volochínov (2009), Bakhtin (2010),
Voloshinov (1930), Oliveira (2010), Patriota (2011), Antunes (2003), Almeida
(2013), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos dois livros
didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio em uso, no ano letivo de 2016,
em escolas públicas e privadas localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Os
resultados apontam que a abordagem do gênero está direcionada a uma perspectiva
dialógica, uma vez que os textos utilizados pelos autores convocam sentidos
historicamente situados e que vão ao encontro da natureza composicional e
temática do gênero reportagem. De modo particular em relação ao estilo, verificamos
que, a ser apresentado nos livros, a abordagem da reportagem sofre adaptações direcionadas
às necessidades de didatização do gênero – característica comum de manuais
escolares como assim se configura o livro didático.
Palavras-chave: análise
dialógica do discurso; gêneros discursivos; livro didático; Ensino Médio;
reportagem