VII Jornada -PUC/SP

O Grupo de  Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória realizará seu encontro no dia 17 de agosto de 2012 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O encontro tem  a participação de estudantes de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado das diferentes universidades brasileiras.

Contamos com a participação de todos.

VII Jornada, Auditório Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg (sala 100), Campus Monte Alegre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Beth Brait coloca questões em torno da conferência proferida pelo professor Brandist na abertura da VII Jornada do grupo de pesquisa Linguagem, Identidade e Memória, no dia 17 de agosto de 2012.

Participação dos membros do GP na abertura da Jornada.

Na mesa, professor Brandist e os tradutores/intérpretes Lyam A. Gallagher e Beatriz S. Rose (PUC-SP).

Professores convidados, alunos de graduação, de pós-graduação participam da VII Jornada.

Professores convidados, alunos de graduação, de pós-graduação participam da VII Jornada.

Professores convidados, alunos de graduação, de pós-graduação participam da VII Jornada.
Local de realização do evento

Auditório Prof. Dr. Ricardo Hasson Sayeg (sala 100)

1º andar - Edifício Reitor Bandeira de Mello (Prédio Novo)

Objetivos do Encontro
  • Reunir os pesquisadores para discussão das pesquisas realizadas e/ou em andamento.
  • Lançamento oficial do número 7 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, online. QUALIS A2
Comissão Organizadora VII Jornada PUC-SP
  • Profª Drª Beth Brait (PUC-SP)
  • Profª Drª Maria Helena Cruz Pistori (PUC-SP)
  • Profª Drª Maria Inês Batista Campos (USP)

PROGRAMAÇÃO

 

8h30

 

ABERTURA

 

8h30 - 10H

 

CONFERÊNCIA CRAIG BRANDIST, University of Sheffield

The early soviet critique of philology: questioning the occident, orient and nation

 

10h - 10h30

 

Intervalo/Exposição de pôsteres

 

10h30 – 12h30

MESA –REDONDA 1

- O funcionamento da subjetividade: um contraponto entre estudos comparatistas e a filosofia da linguagem de vertente marxista

 Ana Zandwais/ UFRGS

- A chegada de Voloshinov/Bakhtin ao Brasil na década de 1970

Beth Brait/ PUC/USP/CNPq

 - O conceito bakhtiniano de resposta na análise de práticas discursivas emblemáticas da contemporaneidade

Marilia Amorim/Paris VIII/França

- O professor Bakhtin: entre a gramática e a estilística

 Sheila Vieira Grillo/USP/CNPq

 

 

12h30 – 14H

 

ALMOÇO

 

14H- 16H

MESA –REDONDA 2

- Origens filosóficas da ética em Bakhtin

Maria Cristina Hennes Sampaio/UFPE/CNPq

- A circulação de posições axiológicas na internet

Dóris Cunha/ UFPE/CNPq

- Folclore linguístico na construção da memória vernacular brasileira

Anderson Salvaterra Magalhães/ UFSM/FAPERGS

- Bakhtin e Retórica

Maria Helena Cruz Pistori/ PUC-SP/FAPESP

 

16h – 16H30

 

Intervalo/ Exposição de pôsteres

 

 

16H30- 18H30

MESA –REDONDA 3

- De volta a Matvei Kagan

Maria Inês Batista Campos/USP

- A semiótica da cultura de Iúri Lótman

Ekaterina Vólkova Américo/doutoranda/USP

- Ensino da cultura estrangeira: ato responsivo e responsável (?)

Maria de Fátima Fonseca Guilherme/UFU

Estudos Culturais, Dialogismo Discursivo e Poesia Ibero-americana

Silvana Serrani/UNICAMP/CNPq

18H30

 

Encerramento

Lançamento da Bakhtiniana 7 e de livros dos participantes do GP/CNPq/PUC-SP

 

Pesquisadores

Anderson Salvaterra Magalhães

e-mail: eumagalhaes@yahoo.com.br
Filiação Institucional: UFSM/FAPERGS
Título: Folclore linguístico na construção da memória vernacular brasileira
Resumo da pesquisa: O objetivo deste trabalho é discutir, a partir da análise de documentos históricos e literários, como discursos sobre a língua portuguesa no e do Brasil integram a memória linguístico-cultural constituinte de possibilidades de identidade nacional.

Beth Brait

e-mail: bbrait@uol.com.br
Filiação Institucional: PUC/USP/CNPq
Título: A chegada de Voloshinov/Bakhtin ao Brasil na década de 1970
Resumo da Pesquisa: Este trabalho, inserido em pesquisa que procura trabalhar as contribuições de Bakhtin e o Círculo para a análise de discursos, focaliza o momento da chegada desses autores ao Brasil. Desde o final dos anos sessenta do século XX, e mais precisamente na década de 1970, estudantes de pós-graduação, pesquisadores, professores brasileiros, poetas e tradutores, ligados à área de Letras e Linguística (muitas vezes mais de uma categoria reunida num só indivíduo) começaram a ter contato efetivo com Mikhail Bakhtin e com os demais membros do Círculo, por meio de obras assinadas exclusivamente Valentin Voloshinov, Mikhail Bakhtin ou, ainda, Bakhtin/Voloshinov, ao mesmo tempo em que, como consequência dessa descoberta, iniciavam os primeiros estudos bakhtinianos escritos de uma perspectiva brasileira.

Dóris Arruda

e-mail: dorisarruda@terra.com.br
Filiação Institucional:Universidade Federal de Pernambuco/CNPq
Título: A circulação de posições axiológicas na internet
Resumo da pesquisa: A pesquisa investiga a construção do ponto de vista, numa perspectiva dialógica, considerando as dimensões enunciativas, argumentativas e interacionais. Nessa comunicação, as noções de posicionamento axiológico e de ponto de vista serão discutidas e analisadas juntamente com fatos linguageiros como nominação, categorização e argumentação.

Maria Cristina Hennes Sampaio

E-mail: mc.hennes@hotmail.com
Filiação Institucional: Depto. de Letras, Universidade Federal e Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
Titulo: Origens filosóficas da ética em Bakhtin
Resumo da pesquisa:
As questões relativas à ética sempre estiveram no centro dos debates filosóficos desde a Grécia antiga.O presente trabalho tem por objetivo elucidar as origens desse pensamento ético o qual deve ser buscado em um horizonte mais originário daquele legado pela tradição ocidental. São revisitadas as obras filosóficas de M. Bakhtin (1997), M. Heidegger (2006, 2008,2009, 2010a,b) e E. Lévinas (2008,2009,2010). Partimos do pressuposto de que a ética só possa ser pensada através de um ato individual e único de pensar tais pensamentos em relação necessária de alteridade com outros pensamentos e outros contextos (BAJTIN, 1997). Para compreender o pensamento destes filósofos, retomamos a Fenomenologia, a Hermenêutica, a Ontologia e a Metafísica que se ocuparam com as questões do ser. São examinados temas tais como as relações ser-ente, homem-existência, humanismo, ser-alteridade-responsabilidade . Conclui-se que uma abordagem analítica que privilegie um pensamento encarnado na ex-sistência (abertura do ser), no ato responsável e na alteridade radical do outro (rosto), na processualidade do vir-a-ser da existência, já constitui em si, um ato ético responsável; uma abordagem investigativa, que não se reduza ao pensar da razão, é possível através da abertura proporcionada pelo ser que existe em cada ser humano, na transitoriedade historial da vida. Nesse sentido, é a linguagem e pela linguagem, enquanto morada do ser, que poderemos refletir acerca do sentido originário desse pensamento acerca do ser, ou seja, de pensar aquilo que ainda não foi pensado sobre ele: a palavra impronunciada do ser.

Maria de Fátima Fonseca Guilherme

e-mail: mffguilherme@gmail.com
Filiação Institucional: Universidade Federal de Uberlândia
Título: Ensino da cultura estrangeira: ato responsivo e responsável (?)
Resumo
Nesta comunicação, apresentarei a análise de um artigo veiculado na internet, intitulado “Estrangeiros dão aulas culturais em escolas públicas no Brasil”, buscando problematizar a forma como o ensino de cultura é discursivamente construido e compreender  alguns aspectos do funcionamento da discursividade midiática em análise sob a perspectiva das noções de ‘responsividade’ e responsabilidade’.

Maria Helena Cruz Pistori

e-mail: mhcpist@uol.com.br
Filiação Institucional: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Bakhtin e Retórica
Resumo da pesquisa:
Esta comunicação visa a compreender o modo como a visão bakhtiniana acerca da retórica se alia ao arcabouço teórico geral das obras do Círculo, partindo do pressuposto de que o esclarecimento dessa questão pode, eventualmente, contribuir para uma análise mais efetiva da argumentação.

Maria Inês Batista Campos

Email: maria.maricamp@gmail.com
Filiação Institucional: Universidade de São Paulo
Título: De volta a Matvei Kagan
Resumo:
Segundo Brian Poole, “é preciso alertar que não se pode avaliar a influência da escola de Marburg sobre Mikhail Bakhtin sem a apresentação dos trabalhos do filósofo Matvej Isaevitch Kagan”. Procurando investigar as fontes filosóficas, o objetivo desta comunicação é retomar os trabalhos de Kagan escritos entre 1915-1928, a fim de recuperar a filosofia da história da escola de Marburg (especialmente, o filósofo Ernst Cassirer- 1874-1945) presente em vários textos de Bakhtin como, por exemplo, “O romance de formação e o seu significado na história do realismo”.

Marilia Amorim

Filiação Institucional: Paris VIII/França
Título: O conceito bakhtiniano de resposta na análise de práticas discursivas emblemáticas da contemporaneidade
Resumo da pesquisa:
A presente pesquisa visou a identificar de que maneira se marcam na maneira de falar indícios das profundas transformações culturais a que assistimos no mundo contemporâneo. O referencial teórico utilizado constituiu-se das teorias enunciativas de Benveniste e de Bakhtine. O corpus constituiu-se de enunciados presentes em lugares públicos, foi analisado a partir do uso dos dêiticos pessoais eu/tu/ele e interpretado a partir do conceito de resposta.

Sheila Vieira de Camargo Grillo

e-mail: sheilagrillo@uol.com.br
Filiação Institucional: Universidade de São Paulo
Título: O professor Bakhtin: entre a gramática e a estilística
Resumo da pesquisa: Apresentar os resultados da tradução do artigo “Questões de estilística nas aulas de língua materna no ensino fundamental” (1942-1945), com vistas a recuperar as duas principais correntes de estudos da linguagem abordadas por Bakhtin: por um lado, os estudos gramaticais de Saussure e de Potebniá, e, por outro, a estilística de Vossler e Spitzer. Nosso objetivo é analisar as obras dos autores citados, com vistas a compreender as filiações e as reformulações operadas por Bakhtin em sua proposta de ensino de língua materna.

Silvana Mabel Serrani

e-mailsilvana.serrani@gmail.com /silvana.serrani@iel.unicamp.br
Filiação Institucional: UNICAMP
Título: Estudos Culturais, Dialogismo Discursivo e Poesia Ibero-americana
Resumo da pesquisa:
Neste trabalho apresentaremos a contribuição dos Estudos do Discurso e do Dialogismo Bakhtiniano para uma compreensão dos Estudos Culturais além dos enfoques concentrados nos temas fundamentais de classe social, raça e gênero. A discussão conceitual estará relacionada a nosso estudo da memória poética do Cone Sul latino-americano. 

Convidados

Craig Brandist

Filiação Institucional: University of Sheffield, Reino Unido.
e-mail: / email c.s.brandist@sheffield.ac.uk
Título: The early soviet critique of philology: questioning the occident, orient and nation.
Resumo da pesquisa: A conferência busca analisar, a partir de uma perspectiva histórica, a leitura dos filósofos da linguagem e intelectuais soviéticos dos anos 1920-30 sobre o papel e a influência dos estudos filológicos no processo de construção de paradigmas de nação, embasando-se na concepção de linguistas, filólogos e mentores do pensamento sociolingüístico, caso de Nicolai Marr, Ol’demburg, Polivanov, Volochinov.

Ana Zandwais

E-mail: zand@ufrgs.br
Filiação Institucional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Funcionamento da Subjetividade: um contraponto entre estudos comparatistas e a filosofia da linguagem de vertente marxista
Resumo da Pesquisa: Este estudo tem como objetivo refletir em torno das especificidades que são próprias da concepção de subjetividade de teorias historicistas-comparatistas e da concepção de subjetividade proposta em ‘Marxismo e Filosofia da Linguagem’, enquanto uma proposta de leitura crítica dos fundamentos de base filológica desenvolvidos no contexto europeu.

Ekaterina Vólkova Américo

e-mail: katia-v@ya.ru
Filiação Institucional: FFLCH – USP, Doutoranda em Literatura e Cultura Russa
Título: A semiótica da cultura de Iúri Lótman
Resumo da pesquisa: O presente trabalho aborda a evolução da semiótica da cultura na obra do estudioso da literatura e cultura, crítico e filósofo russo, Iúri Lótman. A tradução e os comentários dos seus ensaios que abordam os principais termos da semiótica da cultura, tais como cultura, arte, texto, memória cultural e semiosfera tornaram-se o principal objetivo da tese de doutorado. A semiótica da cultura de Iúri Lótman começou a se formar na época em que ele criou e liderou a Escola semiótica de Tártu-Moscou (anos 1960-70) e foram desenvolvidos nos seus trabalhos posteriores, já de caráter mais filosófico.
O trabalho coloca a obra de Iúri Lótman no amplo contexto dos estudos linguísticos e semióticos no Ocidente, na Rússia e na União Soviética. Entre os principais precursores ocidentais estão os fundadores da linguística e da semiótica, Ferdinand de Saussure e Charles Peirce. Já os precursores russos são os simbolistas, os futuristas e os formalistas russos, precedidos pelas obras do filólogo e linguista Aleksandr Potebniá (1835-1891), e do historiador da literatura e fundador do método comparativo, Aleksandr Vesselóvski (1838-1906). O trabalho também define os pontos de coerência entre os conceitos de Lótman, os estruturalistas franceses, Mikhail Bakhtin e Umberto Eco.

Resumo Alunos VII Jornada/Pôsteres

1 - Anderson Cristiano da Silva

Nome completo do estudante: Anderson Cristiano da Silva

e-mail : andcs23@ig.com.br

Filiação Institucional: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Nome completo do orientador: Elisabeth Brait

Título: O livro didático e a pontuação: uma abordagem enunciativo-discursiva

Resumo do pôster:
Este trabalho é um recorte inicial da nossa tese que surgiu da preocupação que temos sobre como a pontuação é abordada nos livros didáticos utilizados nas escolas públicas. Acreditamos que a reflexão a respeito desse assunto seja pertinente para o aprimoramento das práticas de ensino, revelando-se uma forma de questionar os modelos em uso. Em síntese, a hipótese que nos instigou a fazer esse trabalho pode ser resumida na seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto o material didático traz uma perspectiva diferente (enunciativo-discursiva) sobre a pontuação (deslocando-se de uma proposta unicamente normativo-prescritiva)? Para tal empreendimento, a fundamentação teórica se baseará na Análise Dialógica do Discurso, pois esse aporte teórico atribui à linguagem (entendida como interativa) o papel essencial na construção do conhecimento e na formação dos sujeitos. Com base na teoria bakhtiniana, a investigação será de base qualitativa, consistindo na análise dos enunciados sobre a pontuação encontrados nos volumes da coleção Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares. Uma das justificativas para a escolha desse material foi a decisão unânime entre os docentes da unidade escolar em que atuo pela opção de trabalhar com essa coleção, por acreditarem na qualidade e na proposta para o ensino da língua materna. Especificando o aparato metodológico, o corpus será constituído pelos exemplos e exercícios sobre a pontuação presentes na coleção escolhida, onde iremos observar os discursos sobre os sinais de pontuação tirados dos livros do 6º ao 9º ano, com o objetivo de descrever as características, as implicações e as relações existentes entre as diversas formas de apresentar esse conteúdo, com vistas a uma proposta enunciativo-discursiva.

2 - Andressa Stochero

Andressa Stochero
Email: andressastochero@hotmail.com
Filiação Institucional: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Nome completo do orientador: Anderson Salvaterra Magalhães
Título: Os signos de Brasil na imprensa colonial: primeiros passos de uma identidade
Resumo do pôster: Neste trabalho, discutem-se construções identitárias no Brasil através da relação entre imprensa, linguagem e cultura. A imprensa, por relatar e tratar de assuntos do cotidiano, algumas vezes de maneira mais detalhada ou crítica e outras de maneira mais objetiva, torna-se objeto favorável para a análise das transformações da linguagem e da cultura. Visto que linguagem e cultura são condições para produção dos discursos que definem um país, tornam-se fundamentais nos estudos acerca da constituição de possibilidades de identidade nacional. De acordo com Bahktin/Volochínov (2006), todo o signo está sujeito a avaliações de cunho ideológico, de maneira que material semiótico e acabamento cultural imbricam-se necessariamente. Assim, a partir da leitura dos dois primeiros jornais em circulação no território hoje correspondente ao Brasil – Correio Braziliense e Gazeta do Rio de Janeiro, que circularam de 1808 a 1822 –, neste trabalho, o objetivo é demonstrar como as designações do espaço geográfico, político e cultural que se construía no século XIX consolidaram características identitárias brasileiras. O estudo é feito através da comparação dos vocábulos que nomeiam o Brasil de então nos jornais, e os resultados alcançados demonstram como as visões ideologicamente marcadas das editorias fundamentam diferentes discursos sobre um espaço que estava se constituindo também culturalmente. Sendo esses discursos marcados por diferentes orientações ideológicas, identifica-se a tensão discursiva como matriz identitária brasileira.

3 - Bruna Lopes Fernandes Dugnani

Nome completo do estudante: Bruna Lopes Fernandes Dugnani

e-mail : blopesdugnani@gmail.com

Filiação Institucional: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Nome completo do orientador: Elisabeth Brait

Título: A BBC News online ea imigração irregular: uma abordagem dialógica

Resumo do pôster:
A grande quantidade de imigrantes e as diversas tentativas de legislar sobre a imigração no Reino Unido geram controvérsias que envolvem vários segmentos da sociedade. Estes segmentos ganham voz nas matérias da BBC News Online, a qual utiliza desse artifício para desvelar suas próprias opiniões e posições. Isto faz com que o papel exercido pela BBC tenha grande influência na sociedade. Levando isto em consideração, objetivamos compreender qual a ideologia presente no site da BBC News Online no tocante a imigração não documentada. Para atingir nosso objetivo, adotamos a abordagem dialógica bakhtiniana, compartilhamos dos conceitos de Bakhtin e do Círculo de “Gênero do Discurso”, “Extralinguístico/Extraverbal” e “Ideologia”, e seguimos a ordem metodológica por eles prescrita para análise de nossas 9 “news” assinadas, veiculadas pela BBC News Online nos meses de abril e maio de 2010. Os critérios de seleção que estabelecemos foram que as “news” fossemassinadas, tratassem da questão da imigração irregular no Reino Unido e que fossem veiculadas nos meses de abril e maio de 2010, garantindo, dessa forma, a responsabilização dos enunciados dos correspondentes e do editor de news da BBC e a coincidência do período com o último processo eleitoral para a escolha do novo parlamento britânico, momento em que a questão da imigração não documentada adquiriu grande relevância. Os resultados apontaram para uma posição política conservadora de nacionalismo xenófobo e indiferente aos direitos humanos. Esse posionamento indiciado pelas análises das 9 news da BBC News Online se mostram convergentes com a ideologia oficial dos países desenvolvidos.

4 - Cláudia Garcia Cavalcante

Nome completo do estudante: CLÁUDIA GARCIA CAVALCANTE

e-mail : professoraclau@gmail.com

Filiação Institucional: PUC-SP/ Capes/ Uninove

Nome completo do orientador: Beth Brait

Título: Análise dialógica e ensino de língua portuguesa para universitários

Resumo do pôster:
Análise dialógica e ensino de língua portuguesa para universitários
Este pôster é um recorte de tese de doutorado que objetiva investigar como o livro didático Prática de texto para estudantes universitários, de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza (1991/2010) constrói a interação entre autor e leitor/aluno. Nesse sentido, e para os propósitos dessa exposição, verificar se a proposta do livro que consta da sua Apresentação concretiza-se Capítulo 2, As linguagens da língua II. Nossointeresse aqui é analisar a materialidade linguística desse capítulo no tocante à interação discursiva e se essa abordagem reflete a concepção dialógica da linguagem, segundo Bakhtin e o Círculo. Por essa razão, esta pesquisa está fundamentada na concepção de linguagem de Bakhtin e o Círculo que toma todo enunciado produzido em um contexto histórico, cultural e social como um enunciado concreto em relação à produção, recepção e circulação de textos entre seres socialmente organizados. Para tanto, a metodologia partiu do exercício de dialogar com o corpus e com a obra dos autores, via observação da macro construção e, em seguida, da organização específica das partes que constituem o conjunto didático da unidade escolhida. Esta pesquisa apresenta relevância teórico-prática para a Linguística Aplicada, para os estudos da linguagem, em geral e de modo particular para o ensino de Língua Portuguesa na universidade, assim como para a compreensão real da possibilidade de estabelecer a relação entre a teoria bakhtiniana e sua prática. Os resultados preliminares da análise mostram que é possível trabalhar a linguagem na universidade convidando o aluno a refletir sobre as regularidades e irregularidades da língua, sem cair no normativismo que desconsidera sua atitude responsiva diante da linguagem.

5 - Flávia Silvia Machado

Nome completo do estudante: Flávia Silvia Machado

e-mail : fsm19@hotmail.com

Filiação Institucional: FFLCH/ USP

Nome completo do orientador: Sheila Vieira Camargo Grillo

Título: Um estudo de perspectiva dialógica sobre a verbovisualidade no discurso de divulgação científica impresso e digital

Resumo do pôster:
Propomos um estudo da dimensão verbovisual de reportagens de divulgação científica da Folha de S. Paulo, a partir da Teoria Dialógica do discurso (tal como a denominou Brait, 2006) elaborada por Bakhtin e seu Círculo. Tendo como objetivo maior o exame de um tipo específico de relação dialógica entre enunciados impressos e digitais, a hipertextualidade, buscamos compreender a maneira com que as relações hipertextuais são articuladas na dimensão verbovisual que compõem as reportagens selecionadas em nosso corpus. A dimensão verbovisual dos enunciados será levada em consideração com base nos estudos recentes de Brait (2009) e Grillo (2009), com vistas à análise das ilustrações-síntese, esquemas ilustrativos, fotos e demais elementos do peritexto que compõem os enunciados. Por meio da análise inicial a respeito da dimensão verbovisual dos enunciados, constatamos que o aproveitamento dos recursos infográficos e de elementos verbovisuais é muito maior em enunciados impressos. Os esquemas ilustrativos e imagens são amplamente utilizados em reportagens impressas. Apesar de o meio digital poder articular diferentes tipos de interface, sua característica multimodal não possui grande aproveitamento nas reportagens de ciência da Folha Online, publicação digital que também pertence ao Grupo Folha, até o ano de 2008.

6 - Gabriela Souto Alves

Nome completo do estudante: Gabriela Souto Alves

e-mail : souto.gabriela@yahoo.com.br

Filiação Institucional: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nome completo do orientador: Anderson Salvaterra Magalhães

Título: Imprensa: O desafio de documentar o vernáculo brasileiro na contemporaneidade

Resumo do pôster:
A mobilização de coletividades, na atualidade, está se reinventando por conta de desafios simbólicos e políticos (DUFOUR, 2003). O processo de globalização é um exemplo, uma vez que se sobrepõe às fronteiras geopolíticas consolidadas em outro tempo, enquanto o avanço do capitalismo aplaca sujeitos. Com isso, a estabilização da memória cultural é posta em xeque porque toda anterioridade é afetada por esse rearranjo que provoca a fragmentação do sujeito. Decorre daí uma tensão entre língua e definição do vernáculo nela instaurado, de maneira que documentar o vernáculo brasileiro constitui um duplo desafio na contemporaneidade: 1) a constante redefinição exigida do sujeito contemporâneo reacentua a individualidade em detrimento de padrões coletivos; 2) o senso vernacular brasileiro está ligado à língua portuguesa, ou seja, língua, a priori, do outro. Assim, neste trabalho, o objetivo é problematizar a noção de vernáculo brasileiro na atualidade para identificar modos possíveis de regular o dilema língua/ identidade. Os fundamentos teóricos abrangem os processos de subjetivação na história da cultura ocidental (AMORIM, 2007) e, consequentemente, na historicização do Brasil e trata dos conceitos de língua, escrita e memória (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999; ORLANDI, 2008; GUIMARÃES, 2005). A pesquisa é feita a partir da análise dialógica da experimentação formal em Eles eram muitos cavalos, uma narrativa contemporânea, de Luiz Ruffato, que, ao trazero recorte da vida que compõe a maior cidade brasileira, tematiza a tensão entre sujeito e linguagem, constituindo espaço relevante para investigação da questão conflituosa do vernáculo brasileiro hoje. Os resultados parciais sugerem que a naturalização da degradação, da violência e da negatividade faz parte da condição do sujeito brasileiro na contemporaneidade, construído em meio ao conflito entre a fragmentação e a possível identidade coletiva nela flagrada. O desafio final é distinguir como essa pluralidade documentada no texto pode apontar para a constituição de grupo culturalmente organizado.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil. Vernáculo. Língua. Contemporaneidade.

7 - Inti Anny Queiroz

Nome completo do estudante: Inti Anny Queiroz

e-mail : inti.queiroz@usp.br

Filiação Institucional: Aluno da graduação

Nome completo do orientador: Sheila Vieira de Camargo Grillo

Título: Projeto Cultural: as especificidades de um novo gênero do discurso

Resumo do pôster:

As políticas públicas de cultura no Brasil, bem como o surgimento de leis de incentivo fiscal, geraram nos últimos anos novas possibilidades de viabilização da produção cultural e tem sido assunto de grande relevância na construção social brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura em 2008, calculou-se que ao ano cerca de doze mil novos projetos culturais candidatam-se ao certificado oferecido pelas leis de incentivo à cultura vigentes no país.

A questão principal desta pesquisa é de que forma o gênero discursivo “projeto cultural” se constitui na esfera político cultural brasileira? A presente pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo seis projetos culturais aprovados nas leis de incentivo e que estão relacionados à esfera cultural e ao universo das políticas públicas de incentivo à cultura, produzidos nos últimos anos e que serão analisados a partir de conceitos teóricos do Círculo de Bakhtin. A partir de uma análise discursiva sociodialógica, observaremos como estes enunciados operam na esfera político cultural brasileira e como este gênero se relaciona a outros enunciados de outras esferas do conhecimento como a jurídico-legislativo (leis de incentivo à cultura) e como estas normatizam os projetos culturais em questão.

Analisaremos três leis de incentivo em três âmbitos públicos, o federal o estadual e o municipal. Utilizaremos dados quantitativos de pesquisas realizadas por entidades governamentais sobre a evolução dos projetos culturais no Brasil nos últimos anos. Para complementar nosso estudo utilizaremos fatores teóricos relacionados à teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin, como a análise do conteúdo temático, estilo e a construção composicional e como se processam neste, que de acordó com nossa pesquisa já pode ser chamado de um novo gênero do discurso.

8 - Jéssica Ribeiro de Almeida

Nome completo do estudante: Jéssica Ribeiro de Almeida

e-mail : jessica.almeida@usp.br

Filiação Institucional: Universidade de São Paulo

Nome completo do orientador: Maria Inês Batista Campos

Título: Linguagem e Identidade na Antologia da Língua Portuguesa

Resumo do pôster:
No início da década de 1930, foi implantada uma reforma no ensino secundário pelo ministro da educação Francisco Campos modificando o ensino em dois ciclos (fundamental e complementar) e o regime de permanência dos alunos na escola passou de cinco para sete anos. Nesse contexto educacional, Antologia da língua portuguesa: para uso dos alunos das cinco séries do curso de português (1933), de Estevão Cruz, foi publicado junto com outros compêndios no ensino de língua portuguesa. Nesta comunicação, o objetivo é analisar Antologia da Língua Portuguesa, (2ª ed.,1934), procurando investigar a proposta gramatical de colocação de pronomes na língua materna. Para que isso se efetive, adota-se como procedimento metodológico a verificação dos programas oficiais de português das 4ª e 5ª séries publicados em 1931 e como foi organizado esse conteúdo destinado aos alunos da época. O resultado levantado mostra que o conteúdo da obra referente ao ensino de língua portuguesa seguiu rigorosamente os programas oficiais decretados pelo governo da época. Tal conteúdo encontra-se no apêndice do livro e difusos nos subsídios para o estudo da linguagem. O subsídio referente à colocação de pronomes é apresentado imediatamente após excertos do poema A Nebulosa e do epílogo do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Isso é justificado pelo fato de Estêvão Cruz considerar o texto literário um modelo para os alunos, que deveriam estudá-lo para que pudessem escrever e falar bem a língua. No sumário desta obra, aparece a organização e a seleção de textos indicando o caráter moderno e nacionalista, no entanto, quanto ao conteúdo nota-se que permanece atrelado ao ensino de língua latina e ao português falado pelos portugueses ainda era considerado o correto e superior. A língua portuguesa culta era tomada como acabada, cabendo ao falante a tarefa de apropriação do já pronto ou de correção de desvios.

9 - Matheus Victor Siqueira

Nome completo do estudante: Matheus Victor Siqueira

e-mail: matheusvs90@hotmail.com

Filiação Institucional: USP

Nome completo do orientador: Maria Inês Batista Campos

Título: História em quadrinhos em livros didáticos de português

Resumo do Poster: A coleção Português através de textos – de Magda Soares – tem uma história longa nas suas várias edições, devido à sua repercussão e influência no ensino da leitura de diferentes textos. Publicada desde 1967, a obra mudou duas vezes para atender às concepções de ensino de língua portuguesa. A cada mudança, a variedade de textos selecionados se tornou mais significativa. Entre eles, as HQs ganharam espaço na coleção a partir de 1986, sinalizando uma mudança da sua primeira edição (1967), que não trazia HQs como objeto de leitura. A partir dessas questões, neste trabalho, o foco é investigar os elementos do texto verbo-visual explorados com a finalidade de ensinar aos alunos as expressões visuais e gestuais marcadas nos balões e o uso dos verbos de elocução. Quanto aos procedimentos metodológicos, a primeira etapa constitui de descrever a subseção didática “Transcrição de história em quadrinhos”, presente na unidade 5 do volume da 7ª série (1995). Para analisar essa proposta de leitura que influenciou o ensino de português na década de 1970, serão tomados como referência os conceitos bakhtinianos de “texto” e “enunciado concreto”. Os resultados mostram que essa atividade de leitura desenvolveu alguns aspectos do texto verbo-visual (formato de letra e composição dos balões) e, ao mesmo tempo, enfatizou alguns marcadores conversacionais (diálogo) e a transposição para o discurso citado escrito.

10 - Maria Isabel Fernandes Bezerra

Nome completo do estudante: Maria Isabel Fernandes Bezerra

e-mail: 123bebel@gmail.com

Filiação Institucional: PUC-SP

Nome completo do orientador: Elisabeth Brait

Título: A justaposição no artigo de opinião – análise dialógica do gênero

Resumo do pôster:
Ao longo das aulas de leitura e produção de texto para alunos de uma organização não governamental que cursam o Ensino Médio em escolas públicas, percebeu-se que os autores não empregavam marcadores argumentativos em todas as posições em que havia uma relação lógico-semântica na produção de artigos de opinião. Como o artigo de opinião é um gênero da esfera jornalística, buscou-se conhecer o uso de marcadores argumentativos em artigos publicados em um jornal diário e uma revista dirigida ao público jovem. Após esse contato inicial com o tema, pôde-se perceber que os jornalistas também omitem marcadores argumentativos nos artigos. Tal percepção originou este projeto de pesquisa, cujo interesse é estudar o artigo de opinião na perspectiva bakhtiniana. O corpus será composto por artigos produzidos por alunos do Ensino Médio que frequentam um organização não-governamental e artigos de jornalistas da Folha de S.Paulo e da revista Trip. Sua análise buscará respostas para as seguintes questões: quais são as diferenças entre a presença e a ausência de marcadores argumentativos? Por que, como leitores, não reparamos na ausência de marcadores nos textos de jornalistas, mas tendemos a percebê-la no texto de estudantes? A justaposição sempre ocorreu concomitantemente ao uso de marcadores nos artigos de opinião ou seria uma prática mais recente, influenciada pela oralidade?

Palavras-chave: Artigo de Opinião; Argumentação; Marcadores; Justaposição.

11 - Rodrigo Garcia Garay

Nome completo do estudante: Rodrigo Garcia Garay

e-mail : rodrighegg2002@yahoo.com.br

Filiação Institucional: UFRGS - Letras Bacharelado Inglês-Português

Nome completo do orientador: Ana Zandwais

Título: O “novo Inglês” e o papel da INTERNET em sua criação: a lógica dos erros e desvios individuais de Voloshinov

Resumo do pôster:
No Capítulo 4 de Marxismo e Filosofia da Linguagem, Voloshinov explica como “(...) a lógica da história da lingua é a lógica dos erros individuais ou dos desvios (...) a passagem é involuntária e passa despercebida, e esta é a própria condição de sua realização”. Assim, aplicamos alguns dos preceitos expostos neste capítulo, para analisar o fenômeno do Globish, ou Novo Inglês, e qual o papel relevante da INTERNET na perpetuação de erros individuais e desvios que, por sua vez, poderão definir os novos padrões gramaticais da atual lingua-franca do mundo globalizado. Para colocar à prova nossa teoria, realizamos um pequeno estudo empírico de análise de materiais livres da INTERNET, tais como propagandas, slogans, revistas digitais, blogs, sites, entre outros, em que o Inglês figura como lingua-franca livre e isenta de um crivo culto cerceante.

O texto base de apoio é o Marxismo e Filosofia da Linguagem de Valentin Voloshinov.

12 - Roxane Angela Machado Erro

Nome completo do estudante: Roxane Angela Machado Erro

e-mail: roxaneerro@gmail.com

Filiação Institucional: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nome completo do orientador: Anderson Salvaterra Magalhães

Título: Língua, imprensa e identidade: o português e a construção de uma identidade brasileira

Resumo do pôster: Neste trabalho, o objetivo é demonstrar de que modo a língua portuguesa exerce influência na formação identitária brasileira a partir do processo de consolidação da imprensa no Brasil. Para o alcance desse objetivo, analisamos fragmentos dos precursores da imprensa periódica brasileira: o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro. Do ponto de vista dialógico de linguagem, a língua não é considerada apenas um sistema de normas, mas conjunto de signos culturalmente acabados, ou seja, signos resultantes das atividades humanas e que refletem e refratam a organização da coletividade que os levanta (VOLOSHINOV, 1988). Desse modo, na comunicação verbal, o locutor dirige a palavra a seu interlocutor, e este compreende a palavra conforme elementos verbais e não-verbais que definem o horizonte social que os engloba. O fato de os sujeitos estarem irremediavelmente inseridos em uma dimensão histórica, política e econômica faz com que, ao enunciar, atribuam aos elementos linguísticos pontos de vista, crenças e valores que referendam e são referendados culturalmente. Dessa maneira, há estreita ligação entre língua e organização social. A interação na imprensatem aí relevante contribuição, pois além de caracterizar-se por mobilizar signos ideológicos, a imprensa circula em diversos meios sociais, o que proporciona o diálogo entre sujeitos de realidades distintas e assim, mudança nas relações sociais.Neste trabalho, foram selecionados textos editoriais não noticiosos, que manifestam explicitamente valores em negociação ou em conflito, e textos não editoriais, que manifestam notícias com maior dispensa de posicionamentos críticos, para verificar como tais textos corroboram a construção de sentidos identitários.Os resultados alcançados demonstram que a língua portuguesa na imprensa em desenvolvimento no Brasil contribui para a consolidação de uma identidade nacional na medida em que movimenta a construção e reconstrução de laços que costuram a coletividade.

PALAVRAS-CHAVE: Língua, Imprensa, Identidade

13 - Sirlene Barbosa

Nome completo do estudante: Sirlene Francisco Barbosa

e-mail: silenefb@yahoo.com.br

Filiação Institucional: PUC-SP

Nome completo do orientador: Elisabeth Brait

Título: O ensino do gênero conto popular: análise dialógica de uma coleção didática de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II

Resumo do pôster: O conto popular apresenta por característica o fato de se transmitir de uns aos outros, pela memória ou pela escrita. Por não possuir autor específico, ele é recontado. Assim, a questão que move esta pesquisa é: ensinar esse gênero, partindo do fato de este não apresentar autor específico, mas sim recontador, auxilia os alunos a lerem-no como um sujeito que também pode assinar seu texto? Para tanto, analisamos como ocorre o ensino do conto popular em uma coleção didática de língua portuguesa, voltada aos anos finais do Ensino Fundamental, aprovada pelo Edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011. Escolhemos a coletânea Tudo é linguagem, como objeto de estudo. Recortamos como nosso corpus o Manual do Professor e três atividades didáticas. A análise do ensino do conto popular se encaixa em nossos objetivos de pesquisa: o principal é analisar se o livro didático valora o sujeito histórico aluno, a partir do ensino de uma leitura autônoma, com pretensões para uma posterior escrita autoral; os específicos são: 1) verificar como houve a apresentação do recontador, que não é autor, do conto popular; e 2) se a coleção atentou-se e, portanto, frisou o fato de haver outras versões do mesmo conto. Para cumprir esses objetivos, vamos examinar, do ponto de vista teórico e metodológico, se o texto foi ensinado como um enunciado concreto e completo, de acordo com a teoria em que nos fundamentamos. Esta se apresenta nas concepções de Bakhtin e o Círculo: que é o texto como um enunciado concreto; o gênero do discurso; a questão do autor e da autoria; identidade e alteridade; e a presença determinante do sujeito histórico na produção e na respondibilidade do enunciado. Averiguamos como os critérios de escolha do Edital do PNLD se apresentam no Manual do Professor e como o dado, no Manual, surge nas atividades do livro. Esta pesquisa nos possibilita responder até que ponto o foco de nosso objeto de análise é o estudante ou se a coleção apenas “copiou e colou” os conceitos do Edital, em seu Manual do Professor, e transferiu deste para as atividades didáticas do livro: refletindo sem refratar.

14 - Tiago de Souza Fernandes

Nome completo do estudante: Tiago de Souza Fernandes

e-mail : tiago_sfernandes@hotmail.com

Filiação Institucional: USP

Nome completo do orientador: Maria Inês Batista Campos

Título: Abordagens da variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa

Resumo do Pôster: O objetivo deste pôster é apresentar, numa abordagem linguístico-discursiva, os procedimentos didáticos em diferentes níveis de ensino (Fundamental e Médio) para a efetivação das pesquisas realizadas no campo da variação linguística, entendida como a propriedade de uma língua se diversificar, ou seja, a possibilidade de haver nela diversas formas lexicais, fonéticas, morfológicas e sintáticas de se construir um mesmo sentido num mesmo contexto. É objeto de estudo o livro do 7º ano da coleção de Ensino Fundamental A aventura da linguagem, de Travaglia, Rocha e Fernandes (2009, Dimensão). Tal obra ensina variação linguística pelo viés gramatical (com ênfase na oposição entre linguagem formal e informal e entre oral e escrita, além de exigir refacções de um registro para outro), sem desenvolver o ponto de vista discursivo, o qual também é recomendado pelo MEC.Também são alvos de análise os livros de 1º ano das coleções de Ensino Médio Português: contexto, interlocução e sentido, de Abaurre; Pontara, (2008, Moderna), e Português: linguagens, de Cereja; Magalhães (2010, Saraiva). Ambos tratam do assunto tanto no estudo da língua quanto na produção de textos, levantando questões da linguagem formal e informal e variantes sociais e geográficas. Apesar de semelhanças, é possível afirmar que, nas atividades de produção textual baseada no ensino de gêneros discursivos, há diferença entre as duas obras, visto que a primeira leva o aluno a entender o gênero e a variação da linguagem por meio de um conjunto de perguntas a que o estudante deve responder, enquanto a segunda discute questões teóricas sobre a composição dos gêneros abordados.

15 - Verônica Franciele Seidel

Nome completo do estudante: Verônica Franciele Seidel

e-mail: veronicaseidel@gmail.com

Filiação Institucional: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nome completo do orientador: Anderson Salvaterra Magalhães

Título: Imprensa: um equipamento linguístico em prol da implementação da língua portuguesa no Brasil

Resumo do pôster: Uma vez que a língua atravessa diferentes classes e, portanto, carrega diferentes possibilidades de orientação ideológica, é através dela que, ao enunciar, o indivíduo se posiciona socialmente no mundo. Pode-se afirmar, então, que a ideologia é indissociável da língua e que esta é condição para produção e conservação de valores e condutas, mas também para transformação social. Diante disso, é possível afirmar que a política lusófona estabiliza valores decisivos para o arranjo da coletividade brasileira e que a instauração da imprensa – instituição ideológica que possibilita a circulação de sentidos em grande escala – configura peça chave dessa política. Sendo todas as relações sociais mediadas pela língua, o âmbito da legislação torna-se lugar relevante para análise das definições, negociações e redefinições dos laços sociais. Afinal, leis são criadas, modificadas ou suprimidas segundo a demanda da coletividade que as levanta. Assim, torna-se plausível a hipótese de que, se a instauração da imprensa constitui procedimento de uma política em prol da língua portuguesa no Brasil, a linguagem legislativa acerca desse processo de instauração evidencia o valor cultural do idioma. Neste estudo, propôs-se verificar, com base no pressuposto de ideologia (VOLOSHINOV, 1930/1983), como o texto legislativo aponta para o funcionamento da imprensa como um equipamento linguístico (CALVET, 2007) a favor da implementação política da língua portuguesa no Brasil. Para tanto, realizou-se uma análise dos documentos que discorrem acerca da instalação da imprensa no Brasil em 1808 e acerca de seu funcionamento até a independência política, em 1822. Os resultados preliminares deixam entrever a demarcação da imprensa como influenciadora na implementação da língua portuguesa no Brasil, processo que alterou a heterogeneidade linguística existente antes da chegada dos portugueses. Demonstra-se, assim, como a instauração da imprensa no Brasil funcionou como importante equipamento da política linguística de Portugal que empreendeu a língua lusitana como língua para o Brasil.


Ouvintes
NOME

INSTITUIÇÃO

Agenor Ribeiro de LimaUNICSUL
Ana Elvira Luciano GebaraUNICSUL
Ana Lúcia Tinoco CabralUNICSUL
Antonieta Heyden MegalePUC-SP
Antônio Augusto Moreira de FariaUFMG
Bruno TateishiPUC-SP
Carlos Augusto Baptista de AndradeUNICSUL
Cely Miranda SanchezUNICSUL
Edson Ricardo do NascimentoUNICSUL
Elaine Hernandez de SouzaUSP
Elizangela Patrícia Moreira da CostaPUC-SP
Jean Carlos GonçalvesUFPR/PUC-SP
Luciene Novais MazzaPUC-SP
Magalí Elisabete SparanoUNICSUL
Márcio Luis Oliveira PinheiroUNICAMP
Maria Celina Novaes MarinhoCEUNSP
Maria Inês OtrantoPUC-SP
Maria Tereza Rangel Arruda CamposPUC-SP
Mônica dos Santos FrançaUNICSUL
Nanci de Oliveira SoueidUSP
Nathália Rodrighero Salinas PolachiniUSP
Orison Marden Bandeira de Melo JúniorPUCSP
Regina Dantas AndrejozukUNICAMP
Regina Braz da Silva Santos RochaPUC-SP
Rodolfo Vianna BaldocchiPUC-SP
Sandra Mara Moraes LimaPUC-SP
Sheila Maria de Lima CostaUNINOVE
Simone Marassi PradoUSP
Sonia Sueli Berti SantosUNICSUL
Orientação para elaboração do Pôster

A apresentação do pôster deve seguir o seguinte formato:
A área disponível para cada pôsteré de 0,90 (largura) x 1,00m (altura).

Na parte superior do painel, relacionar, nesta ordem:
TÍTULO, AUTOR, PPG, AGÊNCIA FINANCIADORA E PALAVRAS-CHAVE.

Recomendações para maior clareza do seu painel:

  • TÍTULO e UNIDADE: letras maiúsculas, com altura 1 a 1,5 cm (tamanho da letra impressa), de acordo com o resumo submetido previamente.
  • AUTOR e AGÊNCIA FINANCIADORA: letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura 1 cm (tamanho da letra maiúscula impressa).
  • PALAVRAS-CHAVE E SUB-TÍTULOS: letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura de 1 cm (tamanho da letra maiúscula impressa).
  • TEXTO: altura das letras de 1 cm. Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas) ocupem, no máximo, 40% da área total.

Conteúdo do Pôster:

  • INTRODUÇÃO e OBJETIVOS: a importância do assunto deve ser destacada resumidamente, e os objetivos expostos com clareza.
  • METODOLOGIA: dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: indicar apenas os de maior destaque.
  • CONCLUSÕES: indicar os principais resultados obtidos, de acordo com os objetivos propostos.
  • REFERÊNCIAS: se necessário, relacionar, em formato resumido, apenas as mais diretamente ligadas ao assunto.
  • Solicitamos a inclusão do Logotipo do GP Linguagem, Identidade e Memória no lado esquerdo superior dos painéis.